Imprensa

RELEASES

RELEASE FLAC GERAL 2017

FEIRA LIVRE DE ARTE CONTEMPORÂNEA ESTREIA COM 65 ARTISTAS LOCAIS, AÇÃO EDUCATIVA, RODAS DE DEBATE E LEILÃO DE ARTE

FLAC ACONTECE ENTRE OS DIAS 27 E 29 DE OUTUBRO, EM BELO HORIZONTE

Entre 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe uma iniciativa inédita e pioneira que vai movimentar seu cenário cultural, a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, no CentoeQuatro. Realizado pela Akala, o evento traz a oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais.

Durante a fase da convocatória, 185 inscrições passaram sobre o olhar criterioso do trio de curadores: Ana Luiza Teixeira Neves, Jorge Cabrera Gómez e Sara Moreno Rocha, que selecionaram 65 artistas e coletivos, prezando pelo desenvolvimento das obras e diversidade de idades, origens e temas trabalhados, que nortearam a escolha de artistas amadurecidos e também em processo de pesquisa e experimentação. Entre os participantes desta edição da FLAC estão: Cyro Almeida, Fabíola Tasca, Isabela Prado, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Thiago Alvim.

Durante os três dias de Feira, os visitantes terão contato com diversas áreas de expressão artísticas como desenho, fotografia, pintura, colagem, gravura, grafite, escultura, assemblagem, cerâmica, instalação, vídeo, arte digital, performance, e outras manifestações. “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual na capital mineira e seu entorno, em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”, comenta Andréia Menezes De Bernardi, sócia fundadora da Akala, associação proponente do projeto, e uma das coordenadoras do projeto.

A programação ainda conta com um leilão de obras de arte, na abertura da feira, dia 27 de outubro. Cada artista participante selecionou ao menos uma obra inédita a ser leiloada e parte da receita será destinada à campanha Outubro Rosa através do grupo “Pérolas de Minas”, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama em todo o Estado.

Além da Feira em si, a FLAC propõe a Ação Educativa que provoca uma reflexão sobre as obras presentes. Atividades convidarão o público a experiências, como visitas temáticas, que propõem um diálogo entre educador, visitante e artistas. Esta é uma maneira de refletir sobre criação, áreas de expressão artísticas e modos de fazer diversos. Além disso, nas mini oficinas, os educadores irão propor ações que convidam os participantes a explorar materiais e criar a partir de suas referências pessoais e experiências vividas na Feira.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da MGS.

SERVIÇO:

Feira Livre de Arte Contemporânea

Data: de 27 a 29 de outubro de 2017.

Local: CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte, MG).

Entrada gratuita.

Site: www.flac.art.br

ARTISTAS PARTICIPANTES

Alexandre Junior, Álvaro Tomé, Baba Jung, Binho Barreto, Bruno Duque, Carol Peso, CATAPRETA, Christine Pereira, Comum, Cyro Almeida, Daniel Bilac, Daniel de Carvalho,

Daniel Jack, Daniela Paoliello, Estandelau, Fabíola Tasca, Fernanda Fernandes, Fernando Medeiros, Fernando Poletti, Fred Paulino, Gabriel Nast, Gabriela Brasileiro, Gilmara Oliveira, Giulia Puntel, Guilherme Bergamini, Humberto Mundim, Isabela Prado, Jade Marra, Juliana Gontijo, Lamounier Lucas, Leo Piló, Leonardo Costa Braga, Lucas Ero, Luana Vitra, Luísa Horta, Maira Públio, Maíse Couto, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Max Henrique, Mirele Brant, Morgana Mafra, Noemi Assumpção, O SOMOS, Olívia Viana, Paulo Nazareth, Pedro Mendes, Pedro Ninja, Rafael Perpétuo, Raphael Ferreira, Rezm Orah, Ricardo Burgarelli, Rodrigo Mogiz, Rosceli Vita, Ruy Souza Filho, Samuel Wenceslau, Scheilla SSol, Sérgio Arruda, Skap, The Innernettes, Thiago Alvim, Thyana Hacla, Vanessa Cunha, Vitor Novato e ZEZIN.

 

RELEASE LEILÃO FLAC 2017

FEIRA LIVRE DE ARTE CONTEMPORÂNEA REALIZA LEILÃO DE IMPACTO SOCIAL EM SEU DIA DE ABERTURA

EVENTO ACONTECE NA SEXTA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO, ÀS 20H, NO CAFÉ CENTOEQUATRO, COM ENTRADA GRATUITA

No dia 27 de outubro, a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC abre sua programação com um leilão beneficente. O evento acontece a partir das 20h, no Café CentoeQuatro, com entrada gratuita, tendo como leiloeiro oficial Amilcar Martins. Cada artista participante da Feira selecionou ao menos uma obra inédita para ser leiloada com lances iniciais a partir de R$ 50,00. Parte da receita será destinada à campanha Outubro Rosa por meio do apoio ao grupo “Pérolas de Minas”, que atua na prevenção e combate ao câncer de mama em todo o Estado.

No total, o público terá a oportunidade de arrematar 86 lotes de obras produzidas a partir de diferentes técnicas como nankin, acrílica sobre tela, grafite, óleo sobre tela, madeira, ferro, aquarela, entre outras. Tanto as peças disponibilizadas para o leilão, como as demais obras de arte visuais de toda a FLAC, poderão ser contempladas pelos visitantes no site www.flac.art.br e também no local do evento, antes do leilão, das 18h às 20h. “O leilão da Feira Livre de Arte Contemporânea será oportunidade única de conhecer e adquirir obras de arte exclusivas produzidas pelos  artistas participantes da FLAC e, ainda, apoiar uma nobre causa”, explica Andréia Menezes De Bernardi, sócia fundadora da Akala, associação proponente do projeto, e coordenadora geral da FLAC.

Sobre a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

Entre os dias 27 e 29 de outubro, Belo Horizonte recebe uma iniciativa inédita e pioneira que vai movimentar seu cenário cultural, a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC, no CentoeQuatro. Durante três dias, os visitantes terão contato com diversas áreas de expressão artísticas como desenho, fotografia, pintura, colagem, gravura, grafite, escultura, assemblagem, cerâmica, instalação, vídeo, arte digital, performance, e outras manifestações. “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual na capital mineira e seu entorno, em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”, comenta Ives de Oliveira Santos Melo, presidente da Akala.

Realizado pela Akala, associação cultural sem fins lucrativos com importante trajetória, o evento traz a oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais. Entre os participantes desta edição da FLAC estão: Sérgio Arruda, Gabriela Brasileiro, Guilherme Bergamini, Paulo Nazareth, Thyana Hacla, entre outros.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed-BH e MGS.

SERVIÇO:

Leilão Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

Data: 27 de outubro de 2017.

Horário: 20h (as obras que serão leiloadas estarão expostas no local a partir das 18h)

Local: CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte, MG).

Entrada gratuita.

Site: www.flac.art.br

ARTISTAS PARTICIPANTES

Alexandre Junior, Álvaro Tomé, Baba Jung, Binho Barreto, Bruno Duque, Carol Peso, CATAPRETA, Christine Pereira, Comum, Cyro Almeida, Daniel de Carvalho,

Daniel Jack, Daniela Paoliello, Estandelau, Fabíola Tasca, Fernanda Fernandes, Fernando Medeiros, Fernando Poletti, Fred Paulino, Gabriel Nast, Gabriela Brasileiro, Gilmara Oliveira, Giulia Puntel, Guilherme Bergamini, Humberto Mundim, Isabela Prado, Jade Marra, Juliana Gontijo, Lamounier Lucas, Leo Piló, Leonardo Costa Braga, Lucas Ero, Luana Vitra, Luísa Horta, Maira Públio, Maíse Couto, Marcel Diogo, Maria do Céu Diel, Max Henrique, Mirele Brant, Morgana Mafra, Noemi Assumpção, Olívia Viana, Paulo Nazareth, Pedro Mendes, Pedro Ninja, Rafael Perpétuo, Raphael Ferreira, Rezm Orah, Ricardo Burgarelli, Rodrigo Mogiz, Rosceli Vita, Ruy Souza Filho, Samuel Wenceslau, Scheilla SSol, Sérgio Arruda, Skap, The Innernettes, Thiago Alvim, Thyana Hacla, Vanessa Cunha, Vitor Novato e ZEZIN.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA FLAC

Doizum Comunicações
+55 31 3889 0364

CONTATO

contato@flac.art.br | www.flac.art.br