MARIA DO CÉU DIEL

Artista e professora. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada III do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes. Foi Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, desenho e questões relacionadas à Memória e ao Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Plásticas, Artes Visuais, Memória, Educação e Pedagogia Visual. Pesquisa a relação da Arte da Memória com a Retórica nas produções em Arte. Foi Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT – da UFMG. Coordena projeto e pesquisa financiado pela FAPEMIG – Máquinas para pensar. Como artista plástica, é gravadora e colagista e realizou inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, tendo obras em acervos privados e públicos.

Na FLAC apresenta colagens denominadas “Entremundos”. Serão aproximadamente 30 colagens com dimensões de 22x27cm sobre papel fotográfico com técnica mista e têmpera vinílica. Também apresenta trabalhos de gravuras em metal, com medidas aproximadas de 15x15cm, tiragem de 30 gravuras, denominada “Emblemas”.

Exposições recentes: 2017 – TOKYO International Mini Print Triennale in SAPPORO -Triennale 2015 Touring Exhibition, Gravura. 2014 – Na superfície – obras sobre papel, Gravura, galeria da Escola Guignard.