MAIRA PÚBLIO

Artista visual. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduanda em habilitação em pintura pela UFMG, atravessada por experiências que confrontaram seu processo artístico e sua relação com os espaços institucionais e o pensamento científico. Em 2015 trabalhou no CLIC! como educadora de bebês, conheceu a pedagogia do brincar e começou a se interessar por questões de inventividade, corporalidade e ensino. Em 2016 passou quinze dias na aldeia Caatinguinha do povo Xakriabá com um grupo de professores e alunos da arquitetura e áreas diversas para a construção de um anexo da escola da aldeia, utilizando a técnica tradicional do adobe e pau-a-pique. A etapa final era a pintura coletiva das paredes, utilizando o toá da região (pigmento natural). Ficou encantada pela confluência que ali ocorreu e o chamado para uma postura de vida e de criação mais híbrida, mais crítica e consciente da potência relacional da arte. Fez uma breve pausa no percurso da pintura para trazer outras referências ao trabalho, especialmente no campo do desenho e do livro de artista, que teve contato numa iniciação científica na Coleção de Livro de Artista da UFMG. Investigou performatividade a partir do teatro e das AV, assumindo a noção de um trabalho em contínuo e encantado processo. Deve grande parte das mudanças ao contato com os saberes tradicionais, nos terreiros de matriz africana, na capoeira, festejos e encontros com os mestres. Atualmente pesquisa a infância, família, fronteiras e relações a partir da colagem e cópia com técnica mista.

Na FLAC apresenta uma série de nove desenhos, onde utiliza o papel como suporte e técnica mista (colagem, grafite, lápis, carvão e carbono): imagens construídas a partir de processos variados de montagem, partindo hora de uma metodologia fixa, hora de sua quebra.

Exposições recentes: 2016 – Mostra de Performance da disciplina “Pensamento e Ação em Performance: um foco necessário nos dias perigosos em que vivemos” realizada na Escola de Belas Artes, UFMG. 2016 – Olhares. Um Encontro com a Poética Fotográfica III, realizada no Espaço f, área de exposições de fotografia da Escola de Belas Artes, UFMG. 2016 – AM@STRA – nós outras, realizada no Centro Cultural Salgado Filho, Belo Horizonte-MG.