LUÍSA HORTA

Artista visual. Graduada em Artes Visuais pela EBA\UFMG e mestranda em Artes Visuais pela UFRJ. Com formação interdisciplinar fez participações como atriz, bailarina e artista circense em filmes e espetáculos ao longo dos anos 2000. Sua pesquisa incide na apropriação de elementos documentais como gesto de ficcionalização, proporcionando com a montagem e a manipulação o deslocamento da perspectiva histórica, fazendo emergir camadas dialéticas contidas em episódios modernos brasileiros. No terreno da ficção explora ainda a relação do seu corpo com a arquitetura, em fotografias que no eixo cênico-performático abraçam uma criação mais experimental e cotidiana. Recentemente expôs no Museu Nacional, em Brasília, no Paço das Artes, em São Paulo e no Memorial de Minas, em Belo Horizonte, entre outros. Também colabora constantemente em projetos cinematográficos, integrando as equipes de arte como diretora e assistente dos filmes Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado, O Beduíno, de Julio Bressane e O Uivo da Gaita, de Bruno Safadi. Atualmente cursa mestrado na linha Linguagens Visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na FLAC apresenta um recorte de processos de trabalhos centrados em sua pesquisa de fotografia – performance. Localizadas entre 2010 até os dias de hoje, as fotografias e gravuras selecionadas configuram um eixo investigativo da relação do corpo com a arquitetura, ou do que se localiza imediatamente em seu entorno. Tais fotografias trabalham em ressonância com mulheres artistas que utilizam o autorretrato como meio de pesquisa, delineando o terreno de fabulação de sua própria história. Valie Export, Cindy Sherman, Elina Brotherus, Sophie Calle e Francesca Woodman estão circunscritas nas camadas de inspiração destes trabalhos. Embora organizadas por uma lógica serial, as obras serão apresentadas como fragmentos, delineando um eixo que se constitui mais como a manifestação dos processos da artista e menos como um conjunto narrativo.

Exposições recentes: 2015 – Temporada de Projetos, Paço das Artes, São Paulo.  2013 – “Situações”, Museu Nacional – Brasília. DF. 2013 – Ciclo de exposições, Memorial da Vale, Belo Horizonte,MG. 2012 – Edital de Fachada, Espaço do Conhecimento – Belo Horizonte, MG.