LAMOUNIER LUCAS

Artista plástico. Vive e trabalha em Belo Horizonte.  Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG e em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), pela FAFICH/UFMG. Mestre em Artes pela EBA/UFMG, onde concentrou como objeto de estudo as intervenções artísticas urbanas.  Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton Paiva, Estudou a relação entre Artes Plásticas e Publicidade. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, em Minas Gerais e outros estados brasileiros – Belo Horizonte, Ouro Preto, João Pessoa, Brasília e São Paulo. Em seu trabalho, é presente a relação entre a publicidade e as artes plásticas; a crítica ao mercado de luxo e ao consumo; a ironia na contraposição entre o excesso e a escassez. Trabalha com técnicas mistas, serigrafia expandida, impressão digital, cerâmica, pintura e intervenções artísticas urbanas.

Na FLAC apresenta obras que fizeram parte da exposição intitulada  ]dos santos[ que compreendem 12 (doze) obras com dimensões de 1,20m x 1,20m em que o diálogo contaminado da serigrafia com a pintura, o desenho e a impressão digital se faz presente. Às vezes tendo como suporte tecidos estampados, algumas obras buscam ecoar a distante linguagem das estamparias e da arte decorativa palaciana. Com resquícios da estética kitsch (por meio do acúmulo e do deslocamento) e arte pop, propõe uma discussão semiótica em que a hagiologia brinca com o desdobramento de uma rede semântica permeada por acepções populares.

Exposições recentes: 2017 – Galeria de Arte da Escola Guignard, Belo Horizonte. 2016 – “]dos santos[“, Exposição de serigrafia expandida e técnica mista, Galeria de Arte do Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte. 2015 – “O Imaginário Compartilhado”, exposição coletiva de gravuras com técnicas diversas, Galeria de Arte do BDMG, Belo Horizonte e exposição “Precisar Não Precisa”, retrospectiva de vários trabalhos do artista, técnicas mistas, Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema da ASLEMG-MG, Belo Horizonte. 2012 – “Pamonha, Pamonha, Pamonha”, exposição de objetos cerâmicos e fotografias, Galeria de Arte Nello Nuno\FAOP, Ouro Preto, MG. 2007 – “Blessed – Dieu Salut le Bon Goût”, intervenção artística urbana por meio de exibição em painéis publicitários de bancas de revista, Belo Horizonte.