JADE MARRA

Artista plástica. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard-UEMG. Atualmente é ocupante do “Almeida Centro de Inspiração”. Trabalha com diversas mídias, principalmente pintura. Partindo de uma perspectiva feminista, aborda questões que tangem a mulher no panorama social contemporâneo como tema principal de investigação e questionamento. Já participou de residências e realizou exposições em Belo Horizonte, em locais como Galeria da Escola Guignard, Benfeitoria e Fundação Municipal de Cultura.

Na FLAC apresenta trabalhos em pintura, assemblagem e cartazes. As obras da série “Carne” variam entre pinturas e pinturas em assemblagem sobre tela, expressões artísticas que surgiram a partir de uma inquietação pessoal a respeito do lugar que o corpo da mulher ocupa na sociedade. Cada obra desta série funciona como uma provocação que busca livrar este corpo de conotações que lhe são socialmente impostas, recolocando-o no lugar de simplesmente estrutura, cor, movimento, matéria, carne. O trabalho “Corpo com Costela” é uma pintura sobre papel, utilizando as mãos, técnica que a artista vem trabalhando desde 2015 quando desenvolveu a série “Toque”. Mais recentemente trabalha em uma série de cartazes feitos com diversos materiais, mas principalmente usando esmalte de unha, elemento cuja estética e uso estão associados à feminilidade. O objetivo dessa série é criar imagens que questionem de forma ácida padrões gerais impostos às mulheres.

Exposições recentes: 2017 – Participante do Programa de Ocupação Artística “Ateliê no Prédio” Almeida Centro de Inspiração Realização JA.CA e Revista Ernesto. 2017 – Performance “Linear” Concepção: Jade Marra, Curadoria e Orientação: Marco Paulo Rolla, Mostra Perplexa. 2016 – Exposição Coletiva “CO.LAB” Trabalho colaborativo com artista Baba Jung. Realização Galeria Quarto Amado e Galpão Cultural Benfeitoria. 2016 – Exposição coletiva Mostra Interna Escola Guignard, Galeria Escola Guignard. 2016 – Exposição coletiva “Rundgang” Hochschule für Kunst, Design und Populäre Musik Freiburg, Alemanha.