FERNANDA FERNANDES

Artista Visual. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Estudou Artes Plásticas na Escola Guignard e em ateliers de formação livre voltados para o desenvolvimento autoral. Participou de programas de residência artística e exposições coletivas e individuais no RJ, SP e sua cidade natal. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela PUC Minas. Desenvolve uma pesquisa visual acerca da paisagem e seu caráter transiente enquanto matéria e memória. O trabalho é motivado por reflexões sobre a vulnerabilidade da existência, das impermanências. Há um impulso de captura no ato de pintar e desenhar, como estratagema de preservação do instante de um corpo paisagístico que se encontra em constante transformação, na sua materialidade e na sua aparência volátil. Os resultados são composições limítrofes entre a realidade e a abstração.

Na FLAC Fernanda Fernandes apresenta a série Assombramento, que pesquisa, segundo a artista, “a fantasmagoria de registros pictóricos gerados no plano da pintura diante da referência de uma paisagem arruinada em minha memória. Como método de construção do pensamento e da prática artística, são colecionadas imagens-referência de paisagens idílicas antigas presentes em pinturas, desenhos e gravuras do séc. XVIII e XIX”.

Exposições recentes: 2017 – Individual (a realizar). Projeto selecionado no 2º Edital Piccola Galleria, Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte, MG. 2017/2016 – Mostra coletiva da Residência Viaduto – pinturas da série Assombramento; 2016 – Individual Km 4 – às vezes pertencemos a lugares distantes/ Aliança Francesa BH. Edital Arte 21; 2016 – 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto/ Salão de arte; 2016 – Coletiva Alianças Vivas. Aliança Francesa de Belo Horizonte. Edital Arte 21; 2015 – Espaço da Memória Art Rio 2015 Fabrica Bhering RJ; 2015 – Coletiva. Fotografias da série “Peso Líquido”.