CYRO ALMEIDA

Cyro Almeida (Araxá-MG, 1984) é fotógrafo documentarista, artista visual e professor de fotografia. Graduado em psicologia pela UFMG, desenvolve atualmente pesquisa de mestrado em comunicação social na mesma universidade. Em 2014 realizou a mostra individual Dandara, no Palácio das Artes, fruto de sua vivência na ocupação urbana do mesmo nome, em Belo Horizonte. Realiza pesquisa artística sobre a figuração de habitantes e trabalhadores das periferias de Belém do Pará. Publicou os livros Dandara (2014) e Pequena rota do insuspeitável (2017). Foi contemplado em 2015 com o XV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, concedido pelo Ministério da Cultura. Vive em Belo Horizonte.

Na FLAC Cyro Almeida apresenta fotografias da série Dandara, realizadas por um período de três meses em que morou na ocupação em 2011. Dandara é um documentário fotográfico realizado na homônima ocupação de reforma urbana em Belo Horizonte. São fotografias digitais e impressão de pigmento mineral sobre papel de alfa celulose.

Exposições recentes: 2015 – Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Mariana, MG; V Festival de Fotografia de Tiradentes – Tiradentes, MG; Casa da Fotografia de Minas Gerais. Curadoria: Mariano Klautau Filho – Belo Horizonte, MG; 2012 –  Palácio das Artes. Curadoria: Joerg Bader – Belo Horizonte, MG.