COMUM

Habilitado em Artes Gráficas pelo curso de Artes Visuais da UFMG, Comum é artista natural de Belo Horizonte que transita por diversas linguagens. Sempre influenciado pelos movimentos urbanos, como o punk e o hip-hop, se expressou nas ruas de inúmeras formas desde a adolescência, dos fanzines aos lambe-lambes, do graffiti à pixação, do hard core ao rap. Formado em artes gráficas na Escola de Artes Visuais da UFMG, tem desenvolvido rica pesquisa em stencil, na qual explora as paisagens e os retratos da cidade, sobre suportes que de ordinários se revelam ricos em texturas e expressividade. Suas temáticas revelam um posicionamento político por meio das imagens, abordando assuntos como os movimentos urbanos e a repressão. Explora também os murais de grandes proporções, sobretudo de forma tipográfica, tendo deixado vários painéis pela cidade. Em 2015 e 2016 trabalhou como curador do projeto Telas Urbanas, que pintou 2.000 m2 de painéis por BH. A produção de Comum passa ainda pelas publicações independentes e livros de artista, tendo publicado livros autorais e em parceria com outros colaboradores. Seu livro “Praça Sete de Setembro” fez parte da exposição Cidade Gráfica, no Itaú Cultural, em São Paulo. No Rap Comum lançou o disco “Rimas de um levante” em 2014 e vários singles desde então, tendo colaborado com o grupo Aji Panca algumas vezes e tocado com o grupo Coletivo Dinamite por sete anos.

Na FLAC Comum apresenta obras em diferentes formatos e suportes, sobretudo portões de ferro, suportes bidimensionais em madeira, fotografias, telas emolduradas e alguns prints e publicações.

Exposições recentes: 2015 – ACERVO – Exposição individual dentro da programação do Baixo Centro Cultural, Belo Horizonte, MG; 2014 – Cidade Gráfica – Exposição coletiva, Itaú Cultural, São Paulo, SP; 2014 – Residência de Itatiaia – Residência artística realizada pela galeria Quartoamado, Itatiaia, MG; 2014 – Retrospectiva do Grupo EmpreZa (GO), Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, RJ; 2013 – Escavar o Futuro – Exposição coletiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG.