BINHO BARRETO

É artista visual e professor. Participa de projetos interdisciplinares e desenvolve pesquisas com desenho, fotografia e processos digitais. Recentemente vem se aproximando da escrita, tendo publicado o livro Perímetro Urbano, crônicas a partir de suas vivências com o graffiti. É formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG, com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Lecionou expressão gráfica no curso de design gráfico do Senai e participou da equipe de educadores da Oi Kabum! BH, orientando projetos e ofertando disciplinas de desenho e fotografia. Durante oito anos foi ilustrador semanal do jornal Folha de S. Paulo e atualmente publica tiras semanais no jornal independente O Beltrano. Estudou história da arte com o crítico e professor Rodrigo Naves e anatomia humana para desenho no Art Students League, em Nova York. Participou das residências artísticas Repia (Belo Horizonte, MG), RAM5 (Altamira, MG) e Agora International Art Action (Bela Crkva, Sérvia).

Na FLAC Binho Barreto apresenta a série Desenhos do Cotidiano, feitos com tinta nanquim sobre papel canson edition. A série é composta por grande número de desenhos produzidos a partir de fotografias de cenas urbanas. Ao recriar a imagem com nanquim é utilizado pincel caligráfico e busca-se uma gestualidade que permita traços rápidos e concisos.

Exposições recentes: 2013 – Exposição individual “Nado Raso” na Galeria BDMG Cultural, BH, MG; 2012 – Exposição coletiva “Simbio” no Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG; 2008 Exposição coletiva “400ml”, Maison des Métallos, Paris, França; Exposição coletiva “Os Brasileiros”, Carmichael Gallery, Los Angeles, USA.