RODAS DE CONVERSA

Vamos falar sobre Arte Contemporânea?

Vinculadas à Ação Educativa, as Rodas de Conversa da FLAC são momentos de encontro e reflexão sobre temas como Mercado de Arte e Colecionismo, Arte e Educação, Ensino e Pesquisa em Arte, Curadoria e Produção de Arte, entre outros, abordados por especialistas que tratarão os temas a partir de suas bagagens, experiências, pesquisas e produções relacionadas.

Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC traz convidados especialistas com o apoio do P7 Criativo, associação independente sem fins lucrativos que une Governo de Minas Gerais, Codemig, Sebrae Minas, Sistema Fiemg, Sedectes e Fundação João Pinheiro em torno de um mesmo objetivo: integrar toda a indústria criativa do Estado e fazer dela referência no Brasil e no mundo. Para saber mais, visite: p7criativo.com.br

Local: Sala de Cinema do CentoeQuatro

Senhas serão distribuídas 1h antes de cada Roda de Conversa no Balcão do Educativo, no Espaço 2

SÁBADO, 28 DE OUTUBRO

11h – ​Bruno Vilela e Jorge Quintão

Tema: “Arte e Educação”

Mediador: Jorge Cabrera

​​Educador, curador, artista visual e fotógrafo Bruno Vilela​ apresentará seu projeto Área Criativa, desenvolvido na cidade de Pedra Azul em Minas Gerais e vencedor do Prêmio SeLecT de Arte e Educação 2017.  Jorge Quintão abordará seu projeto Imaginário Coletivo, que desenvolve ações que utilizam a imagem como vetor para promoção da inclusão social, através da fotografia. 

14h30 – Isabela Prado e Maria Helena Cunha

Tema: “Arte e Espaço”

Mediadora: Sara Moreno

“Arte e Território” é o tema da Roda de Conversa que traz Maria Helena Cunha e a artista e pesquisadora Isabela Prado – que é também uma das artistas participantes da FLAC. O tema tem como base o trabalho produzido para o curso a distância “Arte e Espaço – uma situação política do século XXI”, realizado pela plataforma EAD|Inspire e que deu origem ao livro homônimo. A mesa abre ainda a discussão sobre o papel da Biblioteca Virtual e o compartilhamento do conhecimento contemporâneo. 

 

DOMINGO, 29 DE OUTUBRO

11h – Rodrigo Mitre e Wagner Nardy

Tema: “O cenário da Arte Contemporânea na cidade, o mercado de arte e colecionismo”

Mediadora: Marci Silva

Rodrigo Mitre é formado em Gestão Cultural pela Fundação Clóvis Salgado, Administração com habilitação em COMEX, possui MBA em Gestão Empresarial, é sócio-diretor da Galeria Periscópio Arte Contemporânea e possui ampla experiência no mercado de arte e negócios digitais. Wagner Nardy é colecionador e curador independente, tendo realizado diversas ações na cidade, dentre elas “Éden” de Randolpho Lamounier na Maison Escola de Arte; “Todos os mantras”, site specific de João Maciel e projeto “UP – Um Paralelo”, na Galeria Orlando Lemos. Em sua pesquisa busca favorecer o acesso à Arte estabelecendo conexões entre Arte e Vida com foco na experiência de acesso fora do ambiente artístico.

 

14h30 – Nydia Negromonte e Marcelo Drummond

Tema: “ESPAI: artes visuais e outros atravessamentos”

Mediadora: Ana Luiza Neves

Nydia Negromonte e Marcelo Drummond estarão presentes em uma das Rodas de Conversa da FLAC. Artistas visuais e gestores do ESPAI Ateliê aberto, Nydia e Marcelo trazem suas perspectivas e experiências de criar e gerir este espaço que tem como objetivo fomentar processos de reflexão, experimentação e produção em Artes Visuais.

17h – Júlio Martins e Pablo Lobato

Tema: “Conversa em torno de alguns trabalhos de Pablo Lobato” com o artista Pablo Lobato e o curador Júlio Martins

Mediadora: Sara Moreno

O curador Júlio Martins conduzirá este momento a partir de imagens de trabalhos produzidos por Pablo Lobato, que há quase uma década mantém diálogos, convivências e experiências em exposições.

 

19h – Guilherme Cunha e Patrícia Azevedo

Título: “Pesquisa em poéticas visuais”

Mediador: Jorge Cabrera

A mesa irá apresentar as práticas de produção poética dos artistas Guilherme Cunha e Patrícia Azevedo que se utilizam e desenvolvem diferentes metodologias, procedimentos e modelos de pesquisa para a realização de seus trabalhos; atuando dessa forma numa esfera de intercessão entre as artes e outros campos do conhecimento.