MINI OFICINAS

SÁBADO, 28 DE OUTUBRO

MINI OFICINA I

AQUARELA EM TRANSE

Artista convidado: Gilmara Oliveira

Proposta: A oficina Aquarela em transe propõe uma desconstrução do método tradicional da pintura em aquarela, apresentando o corpo como peça chave no processo pictórico onde a abstração, saturação e as manchas da composição do fazer, direcionam o movimento do corpo no espaço para uma construção lúdica de aquarelas na busca de uma libertação imagética.

Horário: 10h30
Duração: de 60 a 90 minutos
Local: Espaço da Ação Educativa na SALA 3

Programação para crianças a partir de 4 anos de idade, pais e familiares.

 

MINI OFICINA II

BORDE COMIGO! PELE, COSTURA E SUPERFÍCIE

Artista convidado: Rodrigo Mogiz

Proposta: Utilizando o bordado como linguagem e tema de discussão a oficina Borde comigo! Pele, costura e superfície propõe a criação de bordados por meio da desconstrução do formato tradicional, refletindo sobre o lugar do bordado nas Artes Visuais e na contemporaneidade. Esse fazer ocorrerá por meio da inserção estética dos trabalhos do artista desenvolvidos no universo da arte contemporânea, com o objetivo de bordar de maneira coletiva, instalativa e performática, tecidos que compõem a obra de Rodrigo Mogiz.

Horário: 16h30
Duração: de 60 a 90 minutos
Local: Espaço da Ação Educativa na SALA 3

Programação para adolescentes, jovens e adultos

MINI OFICINA III

PROCESSOS CRIATIVOS NAS ARTES VISUAIS –  RE-FLUXOS: HISTÓRIAS DENTRO DE HISTÓRIAS

Artista convidado: Bruno Duque

Proposta: Com base no recurso “narrativa em abismo”, o artista propõe uma oficina de construção de desenhos a partir da imagem dentro da imagem. A oficina visa uma experiência com jogos de espelhos, desenhos, deslocamentos pelo espaço interno e externo no desejo de ampliar as percepções sobre imagens na obra de arte e o uso das narrativas de abismo, construindo trabalhos que possibilitem a utilização desse recurso.

Horário: 18h
Duração: de 60 a 90 minutos
Local: Espaço da Ação Educativa na SALA 3

Público em geral, educadores e agentes culturais

DOMINGO, 29 DE OUTUBRO

MINI OFICINA IV

DESENHANDO O MENINO CAPIVARA

Artista convidado: Efe Godoy

Proposta: A oficina “desenhando o menino capivara” convida à uma vivência com o menino capivara, propondo uma caminhada com os participantes pelos espaços dos artistas presentes na FLAC, de maneira performática e lúdica, estabelecendo um diálogo com as obras e temas relativos ao universo da arte para crianças. Nesse encontro o menino capivara convidará os participantes para lhe desenharem e servirá de modelo vivo para uma atividade de construção partindo do desenho de observação. A oficina é um desdobramento de ações realizadas pelo artista Efe Godoy durante sua residência no Bolsa Pampulha 2015/2016.

Horário: 10h30
Duração: de 60 a 90 minutos
Local: Espaço da Ação Educativa na SALA 3

Programação para crianças a partir de 4 anos de idade, pais e familiares.

 

MINI OFICINA V

PROCESSOS CRIATIVOS NAS ARTES VISUAIS – SOBRE O QUE NÃO EXISTE E OS MODOS DE EXISTÊNCIA

Artista convidado: Marcel Diogo

Proposta: Com base na reflexão sobre a inexistência da linha, o artista propõe a oficina “sobre o que não existe e os modos de existência” utilizando a plataforma de desenho. A oficina será construída com os participantes no desejo de perceber e ampliar o olhar sobre o desenho e os variados modos de “se fazer” existir um desenho. Essa ação será iniciada individualmente e pretende se desdobrar numa prática em dupla, onde será possível perceber e identificar ideais comuns nos processos de criação.

Horário: 15h30
Duração: de 60 a 90 minutos
Local: Espaço da Ação Educativa na SALA 3

Público em geral, educadores e agentes culturais.